O QUE ACONTECE QUANDO FAZEMOS PRANCHA ABDOMINAL TODOS OS DIAS?

PRANCHA.jpeg

A prancha abdominal é um exercício “caseiro” e que, quando praticado com correção de posição é bem eficiente.

Os músculos abdominais suportam nossa coluna vertebral, e previnem lesões. Para atingir com tranquilidade a função de suporte, a musculatura abdominal precisa estar apta e saudável. A “prancha” é uma boa alternativa para alcançarmos essa situação.

Vamos aos benefícios:

  • melhora o grupo muscular abdominal como um todo, incluindo:

O transverso abdominal, o reto abdominal, músculo oblíquo externo e os glúteos.

Ao fortalecer esses grupos musculares, podemo perceber:

transverso abdominal:  aumento da capacidade de levantar pesos.

reto abdominal: é um músculo postural importante, já que atua na flexão do tronco. É também importante na respiração.

músculos oblíquos: melhoria na capacidade de flexão lateral.

glúteos: melhora o suporte para as costas.

  • diminui o risco de lesões nas costas e coluna vertebral:

De acordo com a American Council on Exercise, fazer prancha regularmente não só reduz significativamente a dor nas costas, mas também fortalece os músculos e garante um forte apoio para ela, especialmente nas áreas da parte superior das costas.

  • incentiva o metabolismo

A prancha queima mais calorias que exercícios abdominais tradicionais. Há quem defenda que de 30 segundos a 1 minuto de prancha por dia faz sua taxa metabólica ficar elevada por várias horas.

  • melhora a postura

A prancha auxilia na capacidade de ficar com a coluna ereta e estável. Isso porque os músculos do abdômen têm um efeito profundo sobre a condição geral do seu pescoço, ombros, peito e costas.

  • melhora o equilíbrio:

Pense num surfista, skatista, ciclista, ou mesmo aquele que anda por uma corda bamba. Todos eles precisam de um bom controle e domínio da musculatura abdominal. Mesmo quando queremos ficar simplesmente num pé só, precisamos recrutar a musculatura deste grupo muscular. Eles são bastante responsáveis pela estabilização.

  • flexibilidade:

Na prancha os grupos musculares posteriores, expandem-se e estendem-se (ombros, escápulas, e clavícula). Se fizermos também uma prancha lateral, também podemos trabalhar os músculos oblíquos. Isto auxilia por exemplo na hiperextensão dos dedos dos pés e no alongamento do trato ílio-tibial.

  • acalma o cérebro:

Com o maior controle da musculatura da cadeia posterior, a tendência é conseguirmos controlar, ainda que inconscientemente, a tensão na região de ombros e pescoço. A inervação relaxada desta região acalenta o cérebro, diminuindo ansiedade e depressão.

3 comentários em “O QUE ACONTECE QUANDO FAZEMOS PRANCHA ABDOMINAL TODOS OS DIAS?

Deixe um comentário